domingo, 31 de maio de 2009

A Pescada Quinzenal

Os Potenciadores de Rendimento

Agora que acabou o Giro (Volta a Itália, para quem percebe pouco de pedaladas), ponho aqui, num pequeno tributo, a foto daquele que é para mim o maior de sempre em termos de dar espectáculo numa bicicleta. Também por ele, e por nos terem privado de o ver dar mais espectáculo ainda lembrei-me de vir aqui escrever um bocadinho acerca do que penso do fenómeno doping, e para isso, fui devidamente tentar esclarecer-me acerca da definição.

Doping: s.m. DESPORTO administração ou uso, por um atleta, de qualquer substância estranha ao organismo ou de qualquer substância fisiológica em quantidade anormal, com o objectivo de melhorar, de forma artificial, o seu desempenho.
In Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora

Bem, pra começar, cabe-me pedir aos senhores da Porto Editora que também eles se informem devidamente acerca das coisas que dizem, e à falta de melhor podem mesmo é começar a ser fãs aqui do sítio que pode ser que ainda aprendam qualquer coisa (vide - O Despertar do Atleta, de 18 Março), pois, palpita-me (mas é só assim uma leve leve desconfiança) que eles eram capaz de querer dizer ‘por um desportista’, e até se podiam era ter baseado naquela palavra inicial que os próprios metem na definição: ‘DESPORTO’, ou então tinham escrito ‘ATLETISMO’.. digo eu.. mas pronto também é só um dicionário né?! Nós queremos as coisas bem escritas e definidas com o máximo de rigor, é na ementa, para termos a certeza do que estamos a comer, na vão os chineses lá escrever ‘Calne de Polco’ pa poderem lá meter cão à vontade a dizer que nunca disseram que tipo de carne era, agora num dicionário?! pfuu…

Mas voltando à temática, e partindo do princípio que o resto da definição está então correcta e em coerência com os princípios desportivos internacionais, é uma definição que vai ao encontro daquilo que eu penso do Doping e que é: que o pessoal nem sabe bem o quê, apenas vão dizendo que isto e aquilo é proibido, por razões puristas, e que, como tal, eu seguramente não compreendo. Senão vejamos: ‘uso de qualquer substância estranha ao organismo’, ou seja, por esta definição corrida à volta do campo pode ser, mas se for em passadeira, nomeadamente com inclinação por exemplo, já não pode ser, por ser estranho ao organismo e pretender melhorar o rendimento de forma artificial.. sim, porque pelo menos não tenho como nada natural andar a correr em passadeira. E ah e tal não me venham dizer que não, porque é o que ali diz!!

Mas pronto, o que tem mesmo levantado grandes questões é a parte das substâncias fisiológicas e tal, e aqui é que eu sou mesmo do contra, porque não consigo perceber porque é que se proíbem as coisas.. o pessoal já é maiorzinho, também fuma e diz lá que mata, porque é que não podem tomar coisas pa aumentar o rendimento mesmo que lhes faça mal?! É porque falseia a verdade desportiva é?! Então e aqueles que treinam em centros de alto rendimento e os outros treinam à torreira da soleira ou a levar com granizo na cabeça, conforme a disposição do S.Pedro?! e depois às vezes competem todos no mesmo campeonato, ah pois é.. isso não falseia a verdade desportiva não?? Pois, porque ninguém me garante que nas mesmas condições de treino estes últimos não fariam melhores resultados cos outros.. logo, se se quer que os melhores triunfem, também teriam que os obrigar a treinar todos da mesma forma e com a mesma carga, pois de qualquer outra forma não se pode garantir que ganha efectivamente o melhor (pelos critérios que nos querem fazer apresentar entenda-se). E já nem vou falar naqueles que por umas e por outras aparecem com uns atestados em como podem tomar na sei o quê, ou então que o próprio organismo produz quantidades daquela hormona acima dos limites.. e depois vêm os puritanos bater palmas!!

O que eu concordo é que na formação isso deve ser de facto proibido porque os putos na sabem bem o que fazem, pelo menos alguns, mas por outro lado, na formação não há controles nenhuns.. boa!! Mas para quem tá a ler e pensa que quando era puto já sabia o que fazia quando andava no desporto, pensem que se soubessem o que faziam mandavam era os treinadores ir coser sapatos quando vos mandavam correr no alcatrão ou com os colegas às costas, sim porque esses deviam era ser sapateiros, porque treinadores seguramente não
eram/são!! E aposto que uns redbull naquela altura não me faziam agora ter dores nas articulações do joelho ou da tibiotársica.. mas pronto, vem aí os torneios, por isso agora tem que se jogar com as dores, já se joga é também com o redbull lol ;)

Post Scriptum: e os fãs de grandes campeões, procurem no youtube 'Marco Pantani Oropa 99', foi o melhor link que encontrei da melhor etapa que alguma vez vi, tentei pô-lo aqui mas não consegui. Depois de um problema mecânico no início da subida, os outros favoritos, e grandes nomes eram, atacam todos, e pé ante pé Il Pirata passou 52 corredores e ainda foi ganhar com avanço de toda a gente.. uhuhuhu

Sem comentários: